
PROJETO — NÃO NASCI ONTEM
Tão natural quanto envelhecer é negar o envelhecimento do feminino sem pensar duas vezes.
"Com licença, Senhora!”
Se-nho-ra! Não me lembro com certeza em que ocasião informal eu ouvi esse pronome de tratamento pela primeira vez. Pode ter sido na fila do supermercado ou no semáforo. Só me lembro que foi um impacto que me fez pensar "Senhora não! Eu sou jovem"
Tão natural quanto envelhecer é negar o envelhecimento do feminino sem nem pensar duas vezes.
A sociedade "anti-idade" nos sugere negar esse avançar dos anos com as armas que cada uma de nós dispõe, a depender do contexto econômico-social em que vivemos.
Envelhecer é indesejado. E há aspectos em que é até doloroso. A compreensão da finitude vem com tudo e nem todo mundo aguenta o baque.
Eu, que Não Nasci Ontem, entendi, lidando com projetos para o envelhecimento viabilizando, por duas décadas, aposentadorias, precisamos é encarar que deixar de pensar hoje no nosso futuro não protegerá nenhuma de nós. Em suas muitas esferas, há uma urgência em se falar – e pensar – em nossas aposentadorias e retirar dessa palavra toda a carga negativa que ela carrega para quem tem medo do tempo e do INSS.
Estou empolgada em compartilhar todo esse conteúdo com você diretamente no Substack. Para se inscrever e começar a receber nossas newsletters clique aqui.

NEWSLETTER MENSAL